Pages Navigation Menu

Consultor e Palestrante

Rotary Club do Rio de Janeiro – Tijuca

Rotarianos da Tijuca, Rotarianos do Distrito 4570, Convidados – Amigos e Amigas.

Com força e com vontade, a felicidade há de se espalhar com toda intensidade. Há de molhar o seco, de enxugar os olhos, de iluminar os becos, antes que seja tarde. Há de assaltar os bares e retomar as ruas, de visitar os lares, antes que seja tarde. Há de rasgar as trevas, e abençoar o dia, e de guardar as pedras, antes que seja tarde. Há de deixar sementes do mais bendito fruto na terra e no ventre, antes que seja tarde. Há de fazer alarde e libertar os sonhos da nossa mocidade, antes que seja tarde. Há de mudar os homens, antes que a chama apague, antes que a fé se acabe, antes que seja tarde. Os versos de Ivan Lins e Vitor Martins traduzem a convicção de dias melhores, em que a felicidade há de contagiar a todos, sem exceções.

Tal qual fazem os Rotarianos – com força e com vontade.

E nossa história, já quase octagenária no Distrito 4570, é prova cabal desse caminho glorioso.

Claro, pois cada Rotary Club, formado por profissionais e empresários, líderes empreendedores em seus ramos de negócios e atividades, reconhecidos por sua credibilidade e boa reputação, representa uma verdadeira força indutora do desenvolvimento econômico-social, seja através do estímulo aos agentes sociais, seja pela própria ação criativa e ousada dos Rotarianos.

Esse é o caso exemplar da ação pioneira de Companheiros visionários como Daniel Corrêa da Silva, que num gesto admirável resolveu enfrentar a situação nas vizinhanças de sua indústria, propiciando meios para o progresso de jovens que, antes desocupados, passaram a aprender um ofício, daí surgindo a primeira sala oficina e, como ato decorrente, a FRET – Fundação Rotária de Educação para o Trabalho.

Ideia de tamanha genialidade que resultou pela outorga, pelo Rotary International ao Rotary Club Rio de Janeiro Tijuca, do prêmio Paul Harris, conferido em concurso Internacional pelo melhor projeto de serviço apresentado nos períodos 1964-1965 e 1965-1966. São iniciativas dessa ordem, adotadas por cerca de 1.200.000 Rotarianos, sócios de 30.149 Rotary Clubs, distribuídos por 530 Distritos rotários em 162 países, que nos permitem afirmar: A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!

E são pelas possibilidades de gerar novas e proveitosas idéias, trazidas por novos líderes que a nós venham a se juntar, que o Compromisso Global do Rotary nos desafia a admitir um novo sócio a cada mês, de modo que cada Club possa experimentar o incremento líquido de cinco novos sócios ao final deste período rotário.

Desenvolvimento do quadro social, esperado por nossa organização, para que possamos alcançar a meta representada pelo contingente de um milhão e meio de Rotarianos no ano de 2005, por ocasião das comemorações do Centenário do Rotary.

Exemplos como os emprestados pelo Rotary da Tijuca nos encorajam a perseguir metas desafiantes. Afinal, como afirma o companheiro Eliseu Visconti, “Aqueles vinte e sete sócios fundadores, animados pelos mais altos ideais de convivência harmoniosa e de olhar além de si mesmos, talvez jamais imaginassem que a semente plantada em 15 de dezembro de 1949 pudesse germinar e dar tantos e tons bons frutos“.

Sim, pois o Bom Pra Valer, como diz a marchinha exaltação composta pelo inspirado Companheiro Celso Macedo, concedeu a constelação do Rotary cinco Clubes afiliados, que por sua vez geraram mais onze outros clubes.

E é desse mesmo grupo de corajosos Rotarianos que outros mais hão de surgir, como é o caso do Rotary Maracanã, que será formado ainda neste período rotário.

Como também foi esse Clube que emprestou dois de seus mais destacados Companheiros para exercerem a honrosa função de Governadores do Distrito 4570 do Rotary International.

Em 1968-1969, os por todos amados Companheiros Marino Gomes e Elza Ferreira, a todos encantaram com sua generosa forma de ser, inspirando os Companheiros com o Lema do Presidente que Kiyoshi Togasaki, do Japão, motivando-nos e dizendo-nos: Participem!

Em 1975-1976 foi a vez dos alegres, joviais e entusiasmados Companheiros João Augusto e Dhyla Regalla que, representando o ilustre brasileiro Ernesto Imbassahy de Mello, Presidente do Rotary International, nos estimularam levando a Dignificar o Ser Humano, o que fazemos incessantemente até hoje.

É, além desses extraordinários companheiros, o Rotary da Tijuca agrega a seus quadros o amigo e Companheiro Bemvindo Augusto Dias, que hoje com Glória a seu lado, governou o Distrito 4540 do Rotary em 1991-1992, sob a liderança do indiano Rajendra Saboo, levando os seus companheiros a Olharem Além de Si Mesmos.

Obrigado, Companheiros Marino e Elza, João Augusto (in memorian) e Dhyla, hoje nossa Companheira, e Bemvindo e Glória, pela significativa contribuição para a Humanidade, o que fizeram com força e com vontade.

Rotary da Tijuca, verdadeiro caleidoscópio, no qual lembramos de vultos como os saudosos Daniel Corrêa, Comendador Vasconcelos, Egberto, Vassão, Anibal, Gama, Kervokian (nosso sócio honorário), e tantos outros.

Rotary da Tijuca, cujas imagens renovadas e sempre lindas, nos brindou com amigos como Eliseu Visconti, Osmar Boavista, Haroldo Vieira, Luiza Elinaude, Sérgio e Zélia Mariano, Virgílio, Rufino e Valdemar da Costa, hoje afastados do Rotary, mas sempre em nossos corações.

Rotary da Tijuca, mosaico de líderes, de Amália, Alírio e Bemvindo, Benedito, Carlos Alberto e Cláudio Humberto, Claudionor, Dulcila, Neyda Cristina e Dagles, Dhyla, Eugénio e Pedras, Georges, Floriano e Haroldo Luttgardes, Ivete, Duarte e José Emílio, Siqueira, Leão e Marino, Murilo, Nestor e Suely, Osmar Xavier, Pasquale e Raul, Regina, Sandra e Soninha, Tamhyres, Vera e Tácito, Celso Macedo, Paulo Maciel e Rubens Mafra.

Rotary da Tijuca, que nos concede a ação inestimável do Grupo de Apoio de Vitória, Glória e Christina, Neusa Maria, Regina e Carol, Necy, Henory e Elsa Jacintha, Rosinha, Maria Rosa e Josefina, Maria Carmem, Julinha e Rosa Rechtman, Elza Ferreira, Aristéia e Orlandina, Eliane, Iza e Diego José, Carlos Alberto, Alcides e Yucema, René, Janete e Nilton, José Guilherme e Julieta.

Rotary da Tijuca, e muito mais ainda fará pois liderados pelo casal Presidente Suely e Nestor Seabra reafirmará seu histórico de contribuições para a Fundação Rotária, superando a meta do valor equivalente a US$ 100.00 cem dólares rotários por Companheiro ano; prosseguirão desenvolvendo projetos audaciosos, como aquele que vem sendo empreendido em parceria com os Rotary Guanabara, Saúde e Méier, na Escola padre Francisco da Motta, mantida pela Ordem Terceira da Penitência, no bairro da Saúde; permanecerão atentos ao apoio às entidades locais, como a Creche Patinho Feliz, o Sodalício da Sacra Família e tantas outras; continuarão a voltar seus olhos para o exterior, compartilhando das questões em países como Angola, levando o seu apoio a projetos empreendidos por outros Rotary Clubs no estrangeiro; e tudo o que ainda puderem empreender, com força e com vontade.

Rotary espalha a felicidade, leva a paz e a compreensão às pessoas por toda parte, sabendo que nunca será tarde. Com força e com vontade, a felicidade há de se espalhar com toda a intensidade, pois A HUMANIDADE É A NOSSA MISSÃO!

Obrigado.

Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 2001.

Joper Padrão

Saudação ao Governador pela Companheira Dulcila Cabral, sem transcirção do texto

468 ad

Um comentário

  1. O Rotary da Tijuca é verdadeiramente um caleidoscópio, sempre trazendo imagens renovadas e belas que nos presenteiam com amizades sinceras. Este clube é um mosaico de líderes comprometidos com a comunidade, que oferece o inestimável apoio do Grupo de Apoio para aqueles que mais necessitam. Com sua história de contribuições para a Fundação Rotária, o Rotary da Tijuca reforça seu compromisso com a solidariedade e o bem-estar social.
    O Rotary não apenas espalha felicidade, mas também promove a paz e a compreensão em todas as partes, demonstrando que nunca é tarde para fazer a diferença. Com determinação e vontade, a alegria se propagará com toda a intensidade, pois a missão do Rotary é a humanidade. É uma honra fazer parte deste clube e ser “Bom Prá Valer”, contribuindo para um mundo melhor e mais solidário. Juntos, podemos alcançar grandes feitos e impactar positivamente a vida das pessoas ao nosso redor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *