Pages Navigation Menu

Consultor e Palestrante

Compromisso Global do Rotary 2001-2002

O Compromisso Global de Rotary é uma campanha prioritária do Rotary International que busca envolver todos os Rotarianos nos esforços para aumentar o quadro social no mundo inteiro.

De forma a expandir seus trabalhos humanitários e educacionais e fortalecer as iniciativas para o estabelecimento da paz e compreensão mundial, o Rotary deve estancar a evasão que vem ocorrendo no quadro social e procurar alcançar um aumento significativo do número de sócios.

A META: No decorrer do ano rotário 2001-2002, cada Rotary Club deverá trazer todo mês um novo sócio potencial, procurando atingir, ao fim do ano rotário, um aumento real mínimo de cinco novos sócios. Cada Distrito deverá fundar pelo menos três novos Clubes.

A CAMPANHA: 50 Distritos e 100 Clubes serão os grandes vencedores do Compromisso Global do Rotary.

Pelo menos um Distrito de cada zona será reconhecido, desde que tenha atingido um aumento mínimo real de cinco novos sócios por Clube. O Distrito que computar o maior ganho real no quadro social será declarado o grande vencedor mundial.

Diretrizes do Compromisso Global do Rotary

A bandeira do Rotary é a ajuda ao próximo e seu dever a prestação de serviços. Jamais houve tanta demanda por tal produto. Pessoas do mundo inteiro carecem do auxílio e conforto que podem ser proporcionados pelo Rotary. Porém, sabemos que será impossível realizarmos o valoroso e admirável trabalho de que somos capazes se a organização não estiver em boas condições. Cabe a cada Rotariano, a cada Rotary Club e a cada Distrito aumentar seu campo de ação, fortalecendo a organização de dentro para fora. Nunca antes na jornada humana verificou-se tamanha carência de serviços fornecidos por instituições como os Rotary Clubs. O Rotary está destinado a tornar-se a maior organização sem fins lucrativos, não sectária e apolítica da história. Segundo palavras de um chefe de estado deste século: Rotary tem um encontro marcado com um destino glorioso.

Desenvolvimento do Quadro Social

O Conselho Diretor do Rotary International fixou a meta de 1,5 milhão de sócios, a ser atingida até 2005, ano do Centenário da organização. Para lográ-la, todos devem se unir no Compromisso Global do Rotary. Para fortalecer o quadro social é preciso que:

Cada Rotariano:

  • Exiba o distintivo de lapela, mostrando o orgulho de ser Rotariano;
  • Defenda os benefícios da associação a um Rotary Club entre profissionais e empresários;
  • Convide líder comunitário, profissional ou empresarial para se tornar Rotariano.

Cada Rotary Club:

  • Emposse pelo menos um novo sócio por mês, para atingir crescimento real anual de cinco sócios;
  • Desenvolva e implemente estratégia para desenvolvimento do quadro social apropriada à comunidade;
  • Ofereça aos sócios programas abrangentes de orientação;
  • Informe aos Clubes da região sobre a mudança de Rotarianos para as suas áreas

Cada Distrito:

  • Realise seminário sobre desenvolvimento do quadro social e prevenção de baixas;
  • Forme novos clubes em áreas onde não existiam Rotary Clubs, procurando ao menos fundar três, em 2001-2002;
  • Aproveite o conhecimento e recursos oferecidos pelos funcionários do Rotary International ligados ao quadro social;
  • Crie comissão distrital de desenvolvimento do quadro social composta de, no mínimo, um representante para cada quatro clubes;
  • Garanta que cada Clube realize campanha em prol do crescimento do quadro social e emposse pelo menos um novo sócio por mês, para alcançar crescimento real anual de cinco sócios.

Aprimoramento da Orientação e Treinamento

Quanto mais conhecerem o Rotary, mais propensos os Rotarianos estarão a participar das atividades do Clube e da organização, permanecendo engajados na causa maior da ajuda ao próximo. Para assegurar a excelência da orientação e treinamento, é preciso que:

Cada Rotariano:

  • Participe da Conferência Distrital;
  • Sirva como mentor para novos sócios;
  • Visite o site do Rotary International www.rotary.org para ampliar os conhecimentos que possuem sobre o Rotary International e sua Fundação.

Cada Rotary Club:

  • Assegure que todos os líderes entrantes compareçam à Assembleia e à Conferência Distrital;
  • Incentive os sócios a se inscreverem para a Conferência Distrital;
  • Encoraje os sócios a comparecerem a um seminário da Fundação.

Cada Distrito:

  • Realize PETS Seminário para Treinamento de Presidentes Eleitos que garanta que todos os Presidentes entrantes recebam treinamento necessário para alcançar sucesso;
  • Realize excelente Assembleia Distrital, de modo que todos os líderes entrantes compreendam claramente de que forma o desempenho de suas responsabilidades contribui para o êxito dos Clubes;
  • Forneça treinamento aos Governadores Assistentes e comissões distritais, para que estejam aptos a oferecer apoio aos Clubes;
  • Realize sessões para os novos sócios durante a Conferência Distrital;
  • Garanta excelente representação na Convenção de Barcelona;
  • Incentive cada Clube a conduzir programas informativos sobre o Rotary durante as reuniões ordinárias, pelo menos uma vez a cada dois meses.

Fortalecimento da Imagem Pública

A percepção sobre o Rotary na comunidade tem efeito direto na capacidade dos Clubes de atrair novos sócios e prevenir baixas. Para fortalecer nossa imagem pública na comunidade e no mundo, é preciso que:

Cada Rotariano:

  • Divulgue o Rotary a não rotarianos e grupos comunitários, sempre que possível;
  • Sirva como exemplo de altos padrões éticos em sua vida profissional;
  • Faça referência ao Rotary em seus cartões pessoais ou tenha link em sua página comercial na internet que conduza ao site do Clube ou Distrito;
  • Associe-se a entidade de classe para veicular os ideais rotários de elevados padrões de ética e prestação de serviços;
  • Porte diariamente o distintivo de lapela com o emblema do Rotary.

Cada Rotary Club:

  • Planeje e implemente um cronograma de prestação de serviços que atenda às necessidades reais da comunidade local e mundial, e que promova ativamente suas conquistas na mídia local;
  • Criei um site, destacando as realizações do Clube e de Rotarianos;
  • Promova as suas atividades através de TV a cabo, cartazes, jornais, anúncios de utilidade pública e internet.

Cada Distrito:

  • Cuide para que a comissão distrital de relações públicas esteja ciente sobre os recursos de relações públicas disponibilizados pelo Rotary International;
  • Incentive a comissão distrital de relações públicas a planejar os esforços de ajuda comunitária com antecedência para atingir os melhores resultados;
  • Utilize o Prêmio Rotary de Relações Públicas para reconhecer feitos nessa área, realizados na região;
  • Veicule mensagens de utilidade pública em escolas, jornais, rádio e TV,

Melhoria dos Clubes

Há clubes que não estão logrando sucesso em recrutar e manter sócios; que não se importam em elaborar uma agenda relevante de prestação de serviços; que não se preocupam em apoiar nem participar dos programas da Fundação; e que têm em seus líderes pessoas desmotivadas e sem carisma.

Para aprimorar os Clubes, é preciso que:

Cada Rotariano:

  • Participe diretamente de atividades de prestação de serviços e de companheirismo;
  • Apadrinhe sócios jovens;
  • Ofereça-se para atuar em uma comissão;
  • Compareça a reuniões de Clubes bem sucedidos, para trazer novas idéias a seu Clube.

Cada Rotary Club:

  • Emposse pelo menos um novo sócio por mês;
  • Faça um levantamento dos sócios que se desligaram do Rotary e avali eas razões alegadas para tal;
  • Organize programações que envolvam informação rotária;
  • Garanta que as reuniões semanais criem o ambiente convidativo a novos sócios;
  • Prime pelo aconchego do ambiente, decorando-o com motivos rotários;
  • Desenvolva atividades de prestação de serviços e companheirismo relevantes aos sócios;
  • Empreenda um projeto novo ou adicional de serviços à comunidade mundial;
  • Execute projeto novo ou adicional de serviços à comunidade;
  • Faça jus à Menção Presidencial a Clubes Eminentes.

Cada Distrito:

  • Proporcione treinamento, orientação e apoio ao Clubes fracos;
  • Patrocínio e novos sócios nesses clubes;
  • Designe Governadores Assistentes para se responsabilizarem por esses Clubes;
  • Aproveite a sapiência e o conhecimento dos ex Governadores, para resgatar tais Clubes;
  • Estabeleça a meta de, no mínimo, 25 sócios para cada um de seus Clubes;
  • Ajude os Clubes a conquistarem a Menção Presidencial ao Clubes Eminentes.