Pages Navigation Menu

Consultor e Palestrante

Por que ???

De repente, no histórico Domingo de 27 de fevereiro de 2022, leio notícias que dão conta da ameaça de emprego de armas nucleares no conflito armado que há quatro dias se instalou entre dois países vizinhos na Europa Oriental.

Impossível deixar de lembrar os versos de Vinicius de Moraes, escritos no Rio de Janeiro em 1954:

===== A ROSA DE HIROXIMA =====

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

===== *** =====

Inacreditável imaginar que uma pessoa, seja lá movida por quais motivos ou interesses, venha a fazer esse tipo de ameaça. Contudo, o discurso reproduzido em vídeo do mandatário de um dos países envolvidos no conflito, afasta qualquer dúvida. A ameaça é verdadeira! E coloca em xeque toda a Humanidade.

Por que a escalada dos acontecimentos na Europa chegou a esse ponto? Por que alguns se curvam diante da evolução dos fatos, sob o argumento de adotarem posição de neutralidade? Por que insistir em ignorar as consequências para civis, crianças, idosos e pessoas com limitações físicas em particular? Essas e muitas outras indagações me ocorrem sem que eu seja capaz de encontrar respostas plausíveis.

A causa do Rotary é a construção da paz e da compreensão entre as pessoas, o tempo todo. Sou alinhado com essa causa de modo inquestionável.

Li certa feita, e me faltou o cuidado de guardar a fonte, que Paul Harris fora indagado sobre até quando Rotary seria necessário. E, em resposta do fundador de Rotary, teria dito: Enquanto existirem dois homens na face da Terra, Rotary será necessário.

Sabendo sobre a formação religiosa de Paul Harris, interpretei que suas palavras teriam associação com personagens que no passado da Humanidade, mesmo com laços familiares, se hostilizaram. Ora, se mesmo num ambiente familiar a ausência de compreensão entre irmãos leva à discórdia, o que há de esperar daqueles que representam poderosos interesses, daqueles que ambicionam a expansão territorial, daqueles que se sentem os senhores da razão ou até mesmo protetores dos oprimidos?

Enquanto redijo este texto, transcorre em Nova York a Assembleia das Nações Unidas em reunião emergencial. O Alto Comissariado das Nações Unidas faz um balanço sobre o contingente de refugiados. As palavras dessas personalidades são ditas e transmitidas em tempo real. Valfrido Canavieira (personagem de Chico Anysio) diria: Palavras são palavras, nada mais que palavras, pois enquanto os necessários discursos e pronunciamentos são feitos, os misseis e as escaramuças prosseguem indiferentes, causando suas consequências materiais e vítimas humanas.

 É, Poetinha, precisamos pensar nas crianças mudas telepáticas; pensemos nas meninas desprotegidas e amedrontadas, nas mães e mulheres desnorteadas; nas feridas causadas pela insensatez humana. E façamos a nossa parte, como você o fez com sua arte poética, repetindo sem cessar: BASTA! De uma vez por todas, BASTA de ameaças e de agressões, BASTA de agravar o que já se mostra grave pela sua natureza. BASTA!

Por que??? Pouco me importam as respostas. O que desejo é clamar pelo bom senso e ao divulgar estas reflexões mover tantas e tantas outras pessoas que almejam a paz a se somarem a este homem de paz expressando seus pontos de vistas, sem essa de se manter em cima do muro, tomando partido, sim, pelo bom senso, e aumentando o contingente dos muitos, de todos os que se negam a aceitar o inaceitável.

468 ad

47 comentários

  1. Maravilhoso.
    Bravo!

  2. Excelente texto. BASTA!!!!
    Esperamos o fim desta guerra insana.

  3. Meu caro Joper, ao longo de minha vida tenho feito exatamente isso que você sugere. Entretanto é muuto difícil convencer e tirar as pessoas da mesmice e do marasmo. Só há um jeito:nunca desistir e acreditar que tentando sempre será possível convencer alguém. Quem sabe assim, nesse trabalho de formiguinha conseguir fazer com que a humanidade reflita, acorde e finalmente queira transformar o mundo num lugar melhor. Parabéns pelo texto e pela iniciativa.

  4. Reflexão mais que apropriada.
    Que Deus tenha piedade de nós e os homens no poder retomem sua sanidade.

    • Tudo que está acontecendo é muito triste! Tomara que estajamos longe do “botão nuclear”, pois com a tecnologia dos dias de hoje a humanidade desapareceria

  5. Magnífico texto Governador Águia Real Joper. Parabéns. Nahid

  6. De Sérgio Sá (via Whatsapp): Caro Joper. Triste por verificar o quanto perdi não tendo contato com você por tantos anos. Parabéns pelos brilhantes textos que nos deixam tão desiludidos com a humanidade !!! Sérgio Sá

    • Prezado Joper,
      Texto maravilhoso e muito importante. Nos alerta para o grande período do uso de armas nucleares, que coloca em risco toda a humanidade.

      Como rotarianos, temos o dever de alertar, com todas as nossas forças, para que a paz seja restabelecida no mundo

  7. De Dora Zyngier (via Whatsapp): Basta. A guerra precisa acabar. Repetindo cenas de filmes e cenas reais. Pessoas fugindo de seus lares!! Basta!! Queremos Paz!! Lindo e real texto

  8. De Elizena Ribeiro Chaves de Carvalho (via Whatsapp): ” se eu me calar, eles vencem” diz a história. Sem dúvida oportunas suas palavras.

    • Joper. Boa noite. Excelente texto. Por “coincidência” acabei de ter uma conversa de cinco horas com uma pessoa bem próxima de mim exatamente sobre os pontos os quais abordas. Este “conflito” vem se consolidando há anos, pois infelizmente os homens estão focados somente no poder insano e não alicerçados em prol do Bem Comum.
      Sou de opinião que cada minuto de somente “palavras” está “colaborando” para atos contra o ser humano. Mais uma vez, transmito-te os parabéns pela tua coragem moral.

  9. De Marlene Almeida MAnso da Costa Reis (via Whatsapp): Aplaudo a iniciativa de se pronunciar, lembrando Martin Luther King : O que me preocupa não é o grito dos maus . mas o silêncio dos bons.”

  10. De Ril Moura (via Whatsapp): Beleza! Cada um vê no mundo o que leva em seu coração

  11. De Maria Isaura de Jesus Magalhães (via Whatsapp): É bem próprio para o momento.
    Parabéns meu querido Joper. Sempre com excelente raciocínio e ideias

  12. Entre angústias, tristezas e tanta inércia, ler seu magnifico texto me traz esperança. Saber escrever como você, é um dom, e traduzir em palavras os sentimentos de todos nós rotarianos… PAZ!

  13. #JUNTOS nos negaremos sempre a aceitar o inaceitável!
    #JUNTOS pela PAZ!!!

  14. De André Luiz (via Whatsapp): Excelente. Repito: Excelente

    • Texto oportuno. Espero, JOPER, que sensibilize os néscios.

      • Texto excelente e propício para o momento que vivemos.
        Parabéns!!

  15. Querido Joper, quantas tristezas eu vejo nesse texto, mas quanta vontade de acabar com a guerra, todos devemos seguir seu exemplo e clamar pela Paz no mundo, parabéns por nos presentear com mais esse texto belíssimo!

  16. Excelente! Muito bom!

    • Ótimo texto reflexivo Infelizmente homens poderosos que poderiam agir em prol da humanidade, preferem guerrear em busca de seus interesses econômicos. Que Deus nos proteja e que a paz seja restabelecida.

    • Excelente texto, sempre trazendo um olhar muito reflexivo. Devemos sempre buscar a paz e o diálogo.

  17. Estimado Joper,
    Parabéns por expressar seu sentimento de repúdio por uma situação inaceitável nos dias atuais: a guerra.
    Tenho orgulho de fazer parte do Rotary, de lutar pela Paz.
    Peço a Deus que restabeleça a união entre os homens, que o bem prevaleça sobre o mal.

  18. Parabéns. Preocupante a situação e inspirador o seu texto.

  19. De Ruy Oliveira (via Whatsapp): [06:45, 01/03/2022] Ruy Oliveira Lions Tijuca 1: Gratidão por ter em você um irmão coerente e um verdadeiro guerreiro da paz!!!!
    [06:51, 01/03/2022] Ruy Oliveira Lions Tijuca 1: Espero que tudo isso faça homens que tem poder e condições de mudar a vida de tantas pessoas que morrem sem ter condições de viver dignamente neste planeta a repensarem suas fortunas e seus ideais, a tão agressiva morte de inocente por uma guerra é tão violenta como a morte pela mentira, a corrupção, pelo descaso, pela incompetência, pela hipocrisias de todos nós!!!! DEUS SEJA LOUVADO!

  20. De Sérgio Afonso Barbosa da Silva (via Whatsapp): Amigo Joper Padrão, cada vez lhe admiro mais.
    Você é um Mestre no uso das palavras, do seu bom senso e das suas convicções.
    Estou do seu lado palavra por palavra desse magnífico texto.
    Sergio Afonso

  21. De Adriana (via Whatsapp): Excelennte!

  22. De Ângela (via Whatsapp): Seu texto com total coerência, clama por Paz. Concordo, mas nem por um segundo acreditei, que a pandemia tornaria a humanidade melhor e que todos perceberiam que não são nada mais do que pó (desculpe a rima mas me faltou palavra mais apropriada). Pelo contrário, esse misto de informações desencontradas, tanto com relação ao vírus como do antídoto e agora essa invasão assustadora, me dá a certeza de que o poder e como está escrito, “o amor ao dinheiro”, realmente é “a raiz de todos os males” .

  23. De Pedro Dalbine (Via Whatsapp): Joper, você foi perfeito nos dois textos, dignos de aplausos.

    A sede de poder leva o homem a cometer atrocidades, a colocar a vida humana em nível secundário, infelizmente.

    A dependência da maioria dos países europeus ao gás natural da Rússia faz com que estes países se calem ou, quando muito, demonstrem indignação, mas sem ação.

    A ameaça de uso de armas nucleares é a prova do desequilíbrio do líder russo ( e porque não insanidade), para ganhar, mesmo pagando um alto preço.

    Torço para ele reflita e reconheça o grande erro que está cometendo e encerre, de imediato, essa guerra.

    Forte abraço, meu amigo.]

  24. De Ceres MArylise Rebouças (via Whatsapp): Um artigo de primeira grandeza que retrata com muita propriedade o que são os regimes autoritários, ainda presentes no século XXI! Parabéns!

  25. PAUL HARRIS disse: “O Rotary é o microcosmo de um mundo em paz. que os dirigentes, os governantes, fariam bem em seguir”. Testemunhei a veracidade dessa acertiva, quando, em maio de 2002 , como líder do IGE do Distrito 4500 no Distrito 5300, California e Nevada, EUA, assisti, no porto de Los Angeles, ao embarque de centenas de carros de combate, destinados à invasão do Afeganistão. Envolvido no mundo de paz do Rotary, eu havia esquecido que lá fora, havia um outro mundo. O mundo da violência, da guerra, do sofrimento.
    Louvado seja o Rotary, louvado seja Deus.

  26. Excelente, amigo. É muito triste e preocupante o que estamos vivendo. Tenhamos fé que isso logo se resolva, e de maneira menos danosa à humanidade.
    Um forte abraço.

  27. Excelente Reflexão Caro Joper!!!

    Felizes os que promovem a paz.

    Como já dizia o grande filósofo SÓCRATES. ‘’ O poder se torna mais forte quando ninguém pensa’’

    Continuemos a acreditar no outro mesmo sabendo de alguns valores tão estranhos que permeiam o mundo.

    O homem não teria alcançado o possível se repetidas vezes não tivesse tentado o impossível.

    Superar é preciso, e a persistência é o caminho do êxito.

    Superar é preciso.
    Estamos juntos!!!
    Um forte abraço

  28. De Berenice Samarcos França de Carvalho (via Whatsapp): Amigo , como lhe admiro
    Vc é inteligente e sensível no seu pensar .
    Agradeço a Deus por me permitir conviver com vc e assim crescer moralmente e espiritualmente.
    Deus Lhe proteja

    • Eu acredito que há PAZ em cada um de nós a ser propagada em escala nunca antes vista!
      Reflexões maravilhosa Joper..triste realidade..

  29. De Solanga (via Whatsapp): Texto de profunda reflexão! Parabéns

  30. De Antonio Neuman Caminha (via Whatsapp): Quando somos governados por Ditadores, por juntas militares , tiranos , que tem os tanques, fuzis , canhões como alinhados a sociedade está sujeita as essas situações insanas. Viva a democracia, que apesar de ocorrer muitos erros e que podemos corrigir os nossos pais, filhos , famílias amigos não serão trucidados por balas de canhões. PAZ

  31. De Adriane Coutinho Barbosa Bandeira (via Whatsapp): O amor é a resposta.
    Não importa a pergunta.

  32. Muito boa reflexão sobre esse comportamento insano de uma pessoa ambiciosa e sem escrúpulos! O povo russo não aprova a guerra, mas num país autoritário, difícil enfrente-lo! Ficar neutro, numa situação dessas, é o mesmo que dizer o quanto tanto faz que famílias sejam destruídas!
    Que falta de Sensibilidade do “Boçalnaro”!!!

  33. De Jorge Gether (via Whatsapp): Mais um texto irretocável !!!
    Gostaria de ter escrito .
    PARABÉNS !!!
    Agradeço a Deus por me permitir ter acesso a você e suas ideias .
    Forte abraço .

  34. De Alexandre Santos (via Whatsapp): Ao contrário daquilo que pensa o presidente Jair Bolsonaro, as Forças Armadas não são um instrumento auxiliar da política interna de um país (para, por exemplo, exercer pressão sobre o Congresso Nacional ou sobre o Supremo Tribunal). As Forças Armadas são um instrumento da diplomacia. Por isso, costuma-se que ‘a guerra é o último recurso da diplomacia’. Assim, embora seja detestável (especialmente porque espalha dor e sofrimento nos inocentes), em alguns casos, a guerra tem justificativas e são, mesmo, necessárias. Não aquela que Jair Bolsonaro queria decretar contra a Venezuela, cuja motivação era apenas sua discordância pessoal com as preferências políticas do presidente Nicolas Maduro. A guerra movida pela Rússia contra a Ucrânia, no entanto, tem razões claras e objetivas. Observe que, apesar da intensa movimentação militar, o governo de Moscou vem agindo intensamente na arena diplomática para conter as ameaças feitas pelos EUA ao país. Basicamente, os russos querem que a lindeira Ucrânia não se converta numa ponta de lança da OTAN (que recebe comando de Washington) e, numa fase mais adiantada), que os EUA retirem suas armas nucleares da Europa. Naturalmente, da mesma forma que a guerra é instrumento da diplomacia, o controle da informação também o é. Assim, neste mar de desinformação e de deformação da informação, a humanidade vai navegando nos primeiros momentos de um conflito que, caso o bom senso não prevaleça, pode descambar para uma guerra mundial. AJFS

  35. De Adélia Antonieta Vilas (via Whatsapp): Sobre tudo o que vi e conheci de barbárie nestes dias, que eu pensei que não mais veria, lembrei-me de uma citação de Eduardo Galeano:

    “No hay história muda.
    Por mucho que la quemen,
    Por mucho que la rompan,
    Por mucho que la mientam
    La história humana se niega a callarse la boca.”

    “Não existe história muda.
    Por mais que a queimem,
    Por mais que a quebrem,
    Por mais que mintam,
    A história humana se recusa a ficar calada.”

  36. Que as suas, as minhas, as nossas indignações ganhem voz, e ecoem. E que a espiritualidade seja a redoma necessária para blindar a todos dos maus desejos, da ganância, das mesquinharias de apenas um ser.
    Basta um ovo podre para desandar toda uma receita.

  37. De Eliane Castilho (via Whatsapp): Parabéns pelo texto . John Lennon ja cantava que imaginássemos “um mundo todo vivendo em paz”, e que podiam achar que “somos sonhadores”. A guerra é uma excrescência… Por que a guerra? Porque o poder inebria a este ponto de achar que é Deus e que é mais, que pode tudo. Pobres criaturas que levantam esta bandeira de matar seus irmãos. A Lei de Ação e Reação é peremptória… Não existe um só ato, nosso, sem retorno para nós. Só rezando por dias melhores e por este psicopata, para que cesse com seu delírio de poder supremo. (pode postar no site) Bom dia.

    • Amigo Joper:

      Às vezes me pergunto se… um dia… A humanidade não mais terá guerras entre as nações, entre si mesmo.

      Eu acredito que sim, mas somente quando não mais houverem as nações.

      Quando todos tivermos a consciência de um só povo, o humano e uma só nação, o planeta.

      Sei que é um sonho, mas este é o primeiro passo: o sonho.

  38. De Chico Neves (via Whatsapp): Amigo Joper,
    Excelente texto com muito material para reflexão. Basta de guerra!!! VIVA A PAZ!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *